Muzaffar Salman / AP
Muzaffar Salman / AP

Rússia posiciona tanques em campo sírio, dizem EUA

Segundo porta-voz do Pentágono, aparentemente o Kremlin estaria instalando uma base avançada

O Estado de S. Paulo

14 Setembro 2015 | 20h48

WASHINGTON - A Rússia posicionou cerca de meia dúzia de tanques em um campo aéreo no centro de uma instalação militar na Síria, disseram duas autoridades dos EUA nesta segunda-feira, acrescentando que não são claras as intenções de Moscou em enviar equipamentos militares pesados ao país.

Moscou foi submetida a forte pressão internacional nos últimos dias para explicar suas movimentações na Síria, onde o Kremlin tem apoiado o presidente Bashar Assad na guerra que já dura quatro anos e meio.

O Pentágono não quis comentar diretamente sobre a reportagem da Reuters, alegando não poder discutir informações de inteligência dos EUA. Mas o porta-voz Departamento de Defesa americano disse que as ações recentes de Moscou sugerem planos para a instalação de uma base aérea operacional avançada.

“Temos visto movimentações de pessoal e coisas que indicariam que planejam usar aquela base ali, ao sul de Latakia, como uma base aérea operacional avançada”, disse o porta-voz do Pentágono, capitão Jeff Davis, em uma entrevista coletiva.

Uma das autoridades dos EUA, que conversou com a Reuters sob a condição de anonimato, disse que sete tanques russos T-90 foram vistos no campo aéreo próximo a Latakia, um dos principais pontos de defesa de Assad. / REUTERS

Mais conteúdo sobre:
Síria Rússia tanques base

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.