Rússia tenta ajudar campanha de Bernie Sanders, dizem agências de inteligência dos EUA

Candidato democrata, parlamentares dos EUA e Donald Trump foram avisados

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

WASHINGTON - As agências de inteligência dos Estados Unidos avisaram o senador e pré-candidato à presidência Bernie Sanders que a Rússia está tentando interferir a seu favor nas primárias democratas, informou o jornal The Washington Post nesta sexta-feira, 21.

O senador e pré-candidato democrata Bernie Sanders Foto: Ruth Fremson/NYT

PUBLICIDADE

A publicação, que cita fontes da inteligência americana, disse que tanto o presidente Donald Trump, que tentará a reeleição, quanto vários congressistas foram informados dessa tentativa de interferência de Moscou.

"Ao contrário de Donald Trump, não considero Vladimir Putin um bom amigo. Ele é um bandido autocrático que está tentando destruir a democracia", disse em comunicado Sanders, que representa a ala mais progressista do Partido Democrata e se define como um socialista.

Embora nenhum detalhe tenha sido dado sobre esses esforços russos, Sanders afirmou que "a propaganda na internet" semeia divisão no país.

"Não me interessa, francamente, quem Putin quer que seja presidente. Minha mensagem para Putin é clara: fique fora das eleições americanas e, como presidente, vou me certificar de que assim seja", acrescentou.

A notícia chega logo após The New York Times afirmar que a Rússia também estava tentando favorecer Trump nas eleições. /EFE

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.