Russos capturam comandante de base aérea ucraniana

O presidente interino da Ucrânia, Oleksandr Turchynov, disse neste domingo que o coronel Yuliy Mamchur, comandante da base aérea ucraniana em Belbek, na Crimeia, foi capturado por forças pró-Rússia que invadiram e tomaram o controle do local ontem.

AE, Agência Estado

23 de março de 2014 | 09h29

De acordo com o Ministério de Defesa russo, 189 instalações militares na Crimeia estão sob controle da Rússia. O ministério não especificou se ainda há operações militares controladas por ucranianos na região.

Em cenas fornecidas pelo Ministério de Defesa ucraniano, um veículo blidando BTR-80, de fabricação russa, pôde ser visto esmagando um portão da base em Belbek. Forças armadas seguiram os veículos após a queda dos muros. Ao todo, quatro veículos BTR-80 estiveram envolvidos nos ataques, informaram autoridades ucranianas.

Turchynov não disse para onde Mamchur pode ter sido levado. O político Vitali Klitschko, no entanto, disse que o coronel está detido em uma prisão de Sebastopol, cidade da Crimeia que é a base da Frota do Mar Negro, da Rússia.

Os residentes da Crimeia optaram em referendo pela anexação à Rússia, processo que foi formalizado na última sexta-feira pelo presidente russo, Vladimir Putin. A anexação foi condenada por potências ocidentais, que impuseram sanções à Rússia. Fonte: Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
UCRÂNIARÚSSIACRIMEIA

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.