Mandel Ngan / AFP
Mandel Ngan / AFP

Saiba quem são os indiciados no caso que pode desencadear o impeachment de Trump

Robert Mueller é o promotor responsável pela investigação sobre a possível ligação entre a campanha do atual presidente e funcionários do governo russo nas eleições de 2016

O Estado de S.Paulo

23 Agosto 2018 | 11h48

O promotor especial Robert Mueller, que investiga a possível ligação entre a campanha do atual presidente dos EUA, Donald Trump, e a Rússia nas eleições americanas de 2016, já emitiu mais de 100 acusações criminais contra 32 pessoas e três empresas.

Na terça-feira, Michael Cohen, ex-advogado do magnata, admitiu ter feito pagamentos ilegais à atriz pornô Stephanie Clifford - conhecida na indústria como Stormy Daniels - e à ex-modelo da Playboy Karen McDougal para que elas não revelassem, durante a campanha eleitoral de 2016, um caso extraconjugal com o então candidato. Saiba abaixo quem são os acusados nas investigações de Mueller.

Paul Manafort, 69 anos, ex-gerente de campanha de Trump

Considerado culpado de oito crimes, sendo cinco acusações de fraude fiscal, duas de fraude bancária e uma de omissão de declaração de contas bancárias no exterior. Ele enfrentará um segundo julgamento criminal em setembro, em Washington, por outras acusações apresentadas pelo promotor especial, incluindo obstrução de justiça, falha em se registrar como agente estrangeiro e conspiração para lavagem de dinheiro.

Michael Cohen, 51 anos, ex-advogado de Trump

Declarou-se culpado por ter violado a lei eleitoral americana e múltiplos casos de evasão fiscal e fraude bancária. Admitiu que pagou duas mulheres, a mando do presidente, para protegê-lo de revelações politicamente prejudiciais. Receberá sua sentença no dia 12 de dezembro.

Rick Gates, 46 anos, ex-subdiretor de campanha de Trump

Declarou-se culpado por “conspiração contra os EUA”, mentir para o FBI (polícia federal americana) e fraudes fiscais.

Alex van der Zwaan, 33 anos, advogado que trabalhou com Manafort e Gates

Declarou-se culpado por mentir para os investigadores sobre seus contatos com Gates e por apagar os registros de trocas de e-mail que os procuradores estavam em busca.

Richard Pinedo, 28 anos, cientista de computação que vendeu contas bancárias abertas em seu nome para compradores na internet

Declarou-se culpado por fraude de identidade.

Michael Flynn, 59 anos, ex-conselheiro de segurança nacional de Trump

Declarou-se culpado por mentir para o FBI sobre conversas com um embaixador russo em dezembro. Tornou-se o primeiro funcionário de alto escalão da Casa Branca a negociar um amplo acordo de cooperação nas investigações.

George Papadopoulos, 31 anos, ex-assessor de campanha de Trump

Declarou-se culpado por mentir para o FBI sobre conversas com pessoas que ele acreditava que estavam trabalhando em nome do governo russo.

13 russos e 3 empresas

Acusados de conspiração para fraudar os EUA, conspiração para cometer fraude bancária e roubo de identidade.

Konstantin Kilimnik, 48 anos, tradutor treinado pelo Exército e ligado a Manafort

Acusado de obstrução de justiça.

12 oficiais da inteligência russa

Acusados de conspiração para cometer crimes contra os EUA, roubo de identidade e conspiração para lavagem de dinheiro. / NYT

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.