26 de agosto de 2010 | 12h40
CABUL - O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, disse nesta quinta-feira, 26, que os planos dos EUA de iniciar a retirada das tropas do país no ano que vem pode dar força à insurgência Taleban e estimular os combatentes.
Em discurso a uma delegação americana que visita o Afeganistão, Karzai disse que a retirada, marcada para começar em julho de 2011, dará moral aos insurgentes. O presidente ainda disse ao chefe do Comando Central dos EUA, o general James Mattis, que o terrorismo não poderia ser derrotado se o problema não fosse combatido em sua raiz.
Os comentários de Karzai se somam ao coro dos críticos do presidente Barack Obama, que julgam precoce a retirada das tropas e acreditam que o Taleban possa novamente iniciar uma onda de violência e tentar tomar o poder pouco tempo depois de os militares americanos deixarem o país.
Obama, porém, disse que a operação de retirada das tropas dos EUA estaria ligada às circunstâncias da segurança do Afeganistão, enquanto líderes militares americanos disseram que levaria muito mais tempo para treinar as tropas afegãs adequadamente.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.