Santorum vence caucus no Estado de Dakota do Norte

O pré-candidato republicano Rick Santorum venceu o caucus de seu partido no Estado de Dakota do Norte. Seu rival mais próximo, o ex-governador de Massachusetts, Mitt Romney, ficou apenas com a terceira colocação, atrás também do ex-senador do Texas, Ron Paul.

Agência Estado

07 de março de 2012 | 00h57

Santorum já havia vencido no Tennessee e em Oklahoma. Romney venceu até agora, nesta Superterça, nos Estados de Massachusetts, Virgínia e Vermont. Newt Gingrich, ex-presidente da Câmara dos Representantes, ganhou na Geórgia, seu reduto eleitoral.

Ainda não são conhecidos os resultados em três dos dez Estados em que os republicanos realizaram suas primárias neste terça-feira: Ohio, Alasca e Idaho. As primárias em Dakota do Norte foram feitas nos sistema de caucuses.

Nas primárias, os eleitores vão às urnas e, por meio de voto secreto, escolhem os delegados que representam seus interesses. Além das primárias tradicionais (realizadas na maioria dos Estados), algumas unidades optam pelas caucuses: pequenas assembleias, geralmente compostas por militantes partidários, que têm a mesma função das primárias, mas com a principal diferença de que em uma caucus o voto é público.

A disputa principal ocorre em Ohio, onde, Romney e Santorum disputam cabeça a cabeça os delegados do Estado para a convenção republicana. A apuração no Estado já está em andamento.

Ao todo, 419 de um total de 1.144 delegados estão em jogo nas prévias desta Superterça. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
EUAPrimárias

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.