Saúde de Mandela teve progresso 'incrível' diz sua filha

A saúde de Nelson Mandela teve um "progresso incrível" e ele pode ir para casa "em breve", declarou sua filha Zindzi, na véspera do aniversário de 95 anos do ex-presidente sul-africano. "Eu o visitei ontem e ele estava assistindo televisão, com fones de ouvido", disse Zindzi Mandela em entrevista à Sky TV britânica. "Ele nos deu um grande sorriso e levantou a mão...ele responde com seus olhos e suas mãos."

Agência Estado

17 de julho de 2013 | 14h53

Segundo ela, Mandela está ganhando "energia e força". "Eu acho que ele deve ir para casa em breve." A descrição de Zindzi, uma das filhas de Mandela com sua segunda mulher, Winnie Madikizela-Mandela, representa uma melhora significativa em relação aos documentos judiciais preenchidos pela família no início deste mês, segundo os quais ele estava vivo graças a aparelhos e à beira da morte.

Mandela está num hospital de Pretoria desde 8 de junho.

A notícia sobre a melhora da saúde de Mandela vai animar seus partidários na África do Sul e em todo o mundo, que se preparam para celebrar seu 95º aniversário na quinta-feira. O "Dia de Mandela" foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma forma de reconhecer a contribuição do vencedor do prêmio Nobel da Paz para a reconciliação mundial.

A fundação Mandela, sediada em Johanesburgo, e vários outros grupos pediram que, na quinta-feira, voluntários façam serviços comunitários por 67 minutos para equiparar os 67 anos que Mandela serviu à sua comunidade. Fonte: Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
África do SulMandelasaúde

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.