Secretário dos EUA inicia domingo 1ª visita ao Cone Sul

O secretário adjunto de Estado dos Estados Unidos para o Hemisfério Ocidental, Arturo Valenzuela, inicia no domingo sua primeira viagem pela América do Sul desde que assumiu o cargo, em novembro. Em entrevista à agência Efe, na quarta-feira, o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano para o Hemisfério Ocidental, Charles Luoma-Overstreet, disse que "seguramente" Valenzuela conversará sobre Honduras, mas que esta não é a razão da visita, que servirá como uma apresentação do subsecretário às autoridades dos países. Até o dia 18 ele passará por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

ANA CONCEIÇÃO, Agencia Estado

11 de dezembro de 2009 | 14h23

O Departamento de Estado e a Embaixada dos EUA no Brasil não divulgaram detalhes da agenda do norte-americano pelo Cone Sul, mas a assessoria de imprensa do Itamaraty confirmou que ele se reunirá com o secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Antônio Patriota, ex-embaixador brasileiro em Washington, na segunda-feira, em Brasília.

De acordo com comunicado do Departamento de Estado dos EUA, Valenzuela tratará de uma gama de assuntos com autoridades e líderes da região, incluindo democracia, segurança do cidadão e formas de melhorar as condições econômicas e políticas. Estão sob a alçada diplomática de Valenzuela 34 países do hemisfério Ocidental, incluindo, portanto, toda a América Latina.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.