Zacarias García/Efe
Zacarias García/Efe

Secretário-geral de Liga Árabe recebe ameaças de morte do regime sírio

Fonte afirma que Nabil Elaraby mudou números pessoais e que órgão investiga telefonemas

Efe

17 de novembro de 2011 | 21h44

CAIRO - O secretário-geral da Liga Árabe, Nabil Elaraby, foi recentemente ameaçado de morte pelo regime sírio, informou nesta quinta-feira, 17, um líder da organização pan-árabe.

 

Veja também:

especialINFOGRÁFICO: A revolta que abalou o Oriente Médio

 

O dirigente árabe, que pediu anonimato, afirmou que Elaraby recebeu ameaças por telefone e levantou suspeitas de que as ligações partiram de personalidades sírias da Liga Árabe. A fonte consultada explicou que o líder do órgão teve que mudar seus números pessoais e que a segurança da organização pan-árabe está investigando as ligações que recebeu.

 

Os telefonemas com ameaças coincidem com as decisões adotadas contra o regime de Bashar Assad pela Liga Árabe, que incluem sua suspensão da entidade.Os países árabes tinham apresentado um Mapa de Caminho para a Síria sair da crise, após oito meses de protestos populares, mas o regime de Assad não cumpriu as exigências do plano. A iniciativa pedia o fim da violência, a libertação dos detidos durante a revolta e a retirada das tropas das ruas, entre outros pontos.

 

Os ministros das Relações Exteriores árabes, reunidos em Rabat, deram na quarta-feira um ultimato de três dias ao regime de Damasco para deter a violência e receber os observadores árabes na localidade. Caso não responda aos pedidos da Liga Árabe antes do novo prazo, a Síria pode sofrer novas sanções por parte de seus vizinhos árabes, que não descartam apresentar uma queixa formal na ONU.

 

A repressão matou mais de 3.5 mil pessoas na Síria desde o início das revoltas em março deste ano, segundo números divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.