Série de tornados mata pelo menos 45 nos EUA

Fênomenos têm ocorrido no sudeste e na Costa Leste do país desde quinta-feira. Seis Estados foram atingidos

AP e Efe, O Estado de S.Paulo

18 de abril de 2011 | 00h00

Subiu para 45 o número de mortos na série de tornados que atinge deste quinta-feira o sudeste e a Costa Leste dos Estados Unidos. Foram registrados dezenas de tornados em seis Estados .

A tempestade atingiu com mais fúria o Estado da Carolina do Norte - só no sábado obersvadores registraram mais de 60 tornados no Estado. Muitas casas e lojas foram destruídas e houve falta de energia, informou a emissora de televisão NBC. As tempestades derrubaram árvores e linhas de transmissão de energia, destruíram telhados de casas e danificaram caminhões em rodovias. A capital, Raleigh, sofreu grandes danos. A maioria das 24 mortes confirmadas no Estado, no entanto, foi em áreas rurais.

Mais de 20 tornados foram registrados nos Estados de Mississippi e Alabama, no sul dos EUA, na sexta-feira. Um dia antes, 15 ciclones haviam atingido Oklahoma (onde foram registradas as duas primeiras mortes), Kansas e Texas, informou o Serviço Nacional de Meteorologia norte-americano.

Entre as sete pessoas mortas no Alabama estavam uma mãe e suas duas filhas, que estavam abrigadas em um trailer quando este foi atingido por um tornado, segundo funcionários. A tempestade avançou para o Oceano Atlântico no início do domingo, segundo o Centro Nacional de Previsão de Tempestades.

As equipes de emergência estão buscando vítimas e advertiam que é possível que o número de mortos aumente nas próximas horas. Esta já é considerada a pior tormenta de primavera em duas décadas.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.