Serviços secretos descobrem plano da Al Qaeda para Europa

Plano da rede seria capturar e matar reféns ocidentais na Grã-Bretanha, França e Alemanha.

Frank Gardner, BBC

28 de setembro de 2010 | 23h54

O plano incluiria ataques em cidades europeias

Serviços de inteligência ocidentais investigam um plano da rede Al Qaeda para realizar grandes ataques em cidades britânicas, francesas e alemãs.

Acredita-se que extremistas pretendam capturar reféns ocidentais e assassiná-los, como o ataque ocorrido na cidade indiana de Mumbai.

O plano ainda estaria em seus estágios iniciais, com a ideia tendo deixado o plano teórico e começado a ser posta em prática.

Serviços secretos dos EUA e europeus consideram esta a mais séria ameaça da Al Qaeda em anos.

Vazamento

Inspirada na liderança da organização nas áreas tribais do Paquistão, o plano inclui pequenos grupos de militantes muito bem armados.

Agências ocidentais pretendiam manter as investigações em sigilo para coletar mais informações, mas detalhes foram vazados para a imprensa americana.

Na Grã-Bretanha, o nível de ameaça permanece elevado desde janeiro, o que significa que um ataque terrorista é altamente provável.

Mas integrantes do governo diz que não há planos de aumentar o nível de alerta e não esperam realizar prisões imediatamente relacionadas com esta ameaça.

França e Alemanha permanecem com um nível de alerta alto.BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.