
28 de setembro de 2010 | 23h54
O plano incluiria ataques em cidades europeias
Serviços de inteligência ocidentais investigam um plano da rede Al Qaeda para realizar grandes ataques em cidades britânicas, francesas e alemãs.
Acredita-se que extremistas pretendam capturar reféns ocidentais e assassiná-los, como o ataque ocorrido na cidade indiana de Mumbai.
O plano ainda estaria em seus estágios iniciais, com a ideia tendo deixado o plano teórico e começado a ser posta em prática.
Serviços secretos dos EUA e europeus consideram esta a mais séria ameaça da Al Qaeda em anos.
Vazamento
Inspirada na liderança da organização nas áreas tribais do Paquistão, o plano inclui pequenos grupos de militantes muito bem armados.
Agências ocidentais pretendiam manter as investigações em sigilo para coletar mais informações, mas detalhes foram vazados para a imprensa americana.
Na Grã-Bretanha, o nível de ameaça permanece elevado desde janeiro, o que significa que um ataque terrorista é altamente provável.
Mas integrantes do governo diz que não há planos de aumentar o nível de alerta e não esperam realizar prisões imediatamente relacionadas com esta ameaça.
França e Alemanha permanecem com um nível de alerta alto.BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.