Seul acusa Coreia do Norte de lançar mísseis de curto alcance

Lançamento ocorre pouco após a Coreia do Sul iniciar manobras conjuntas com os EUA

O Estado de S. Paulo,

27 Fevereiro 2014 | 09h55

SEUL - A Coreia do Norte lançou nesta quinta-feira, 27, ao mar a partir de seu litoral oriental quatro mísseis de curto alcance, afirma o Ministério de Defesa sul-coreano.

Os projéteis foram disparados da base de Gitdaeryeong, por volta das 17h42 (5h42 no horário de Brasília), disse o porta-voz de Defesa à agência sul-coreana Yonhap. O Ministério da Coreia do Sul estimou que se tratam de quatro mísseis tipo Scud, um projétil tático desenvolvido pela extinta União Soviética durante a Guerra Fria.

Embora se trate de um teste de mísseis que o regime de Kim Jong-un realiza quase de maneira rotineira, o lançamento acontece pouco após Seul começar as manobras conjuntas que realiza com Washington a cada ano e que são denunciadas por Pyongyang como um "teste para a invasão" do território norte-coreano.

No ano passado, a realização destes exercícios e a imposição de novas sanções ao regime norte-coreano por causa de seus testes nucleares e de mísseis de alcance intercontinental desembocaram em uma campanha de ameaças agressivas por parte de Pyongyang, que ameaçou Seul, Washington e Tóquio com ataques nucleares./ EFE

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.