Shell controla vazamento de petróleo no Mar do Norte

A companhia de petróleo anglo-holandesa Royal Dutch Shell afirmou que há um vazamento em uma de suas plataformas no Mar do Norte mas disse que ele já foi controlado e o óleo não deverá alcançar a costa. "Nossa expectativa atual é que ele seja dispersado naturalmente por meio da ação das ondas e não atinja o litoral", declarou a companhia em um comunicado.

DANIELLE CHAVES, Agência Estado

13 de agosto de 2011 | 19h47

A Shell não informou exatamente quando o vazamento foi detectado, mas disse que o poço submarino foi fechado na quarta-feira. Segundo a empresa, o problema está sob controle e a plataforma continua operando normalmente.

O tamanho da área da superfície do mar afetada pelo vazamento é estimada em cerca de 31 quilômetros em seu ponto mais amplo. "O vazamento já foi consideravelmente reduzido", disse a Shell.

A plataforma em questão - que é operada conjuntamente pela Shell e a Esso, unidade da ExxonMobil no Reino Unido - está localizada 180 quilômetros a leste de Aberdeen, na Escócia. A produção da plataforma é de cerca de 6 mil barris diários, segundo um operador. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
vazamentopetróleoMar do NorteShell

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.