Síria conclui entrega de detalhes sobre arsenal químico

A Síria concluiu a entrega de detalhes sobre seu arsenal de armas químicas no prazo estipulado para este sábado, como ficou definido num plano de desarmamento negociado pelos EUA e Rússia, afirmou a Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPWC, na sigla em inglês).

Agência Estado

21 de setembro de 2013 | 09h13

"A OPWC confirma que recebeu os esperados detalhes do governo sírio sobre seu programa de armas químicas", afirmou a entidade em e-mail. "O Secretariado Técnico está agora analisando as informações recebidas".

O acordo entre EUA e Rússia impediu que a Casa Branca levasse adiante planos de lançar uma ofensiva militar na Síria, em retaliação ao suposto ataque com armas químicas que teria causado centenas de mortes nos arredores de Damasco no mês passado.

Apesar dos esforços para se evitar um ataque ocidental na Síria, a guerra civil no país continua fazendo vítimas.

Segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, com sede em Londres, tropas do governo e militantes atacaram ontem um vilarejo de maioria sunita na região central da Síria, deixando pelo menos 15 mortos.

O conflito na Síria, que teve início em março de 2011, já causou a morte de mais de 100 mil pessoas. Fonte: Dow Jones Newswires.

Mais conteúdo sobre:
Síriaarmas químicas

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.