Louai Beshara/AFP
Louai Beshara/AFP

Síria está 'pronta para usar armas químicas', diz embaixador desertor

Nawaf Fares afirma que regime de Assad cairá em pouco tempo, mas só com uso de força

estadão.com.br,

16 de julho de 2012 | 20h09

BEIRUTE - Nawaf Fares, primeiro embaixador a abandonar o presidente sírio, Bashar Assad, disse que o governo está pronto para usar armas químicas. Segundo o ex-embaixador sírio para o Iraque, alguns relatos não confirmados inclusive sugerem que isso já ocorreu e a maioria dos bombardeios que ocorrem na Síria estaria sendo orquestrada pelo regime, mas com a colaboração do grupo terrorista Al-Qaeda.

Veja também:

link Embaixador sírio desertor pede ataque contra forças de Assad

link Por que a Rússia apoia a Síria?

forum CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

Com o aumento da pressão internacional para que o conflito na Síria acabe, o enviado especial da ONU Kofi Annan conversa com o presidente russo Vladimir Putin, afinal a Rússia é considerada um aliado essencial do regime de Assad. Nesta sexta-feria, a missão de observadores da ONU chega ao fim.

Fares acredita que Assad deixará o poder, mas não de forma pacífica. Para o ex-embaixador, o presidente só será afastado com o uso de força 'mesmo que ele tenha que erradicar todo o povo sírio". "É absolutamente certo que seu (Assad) governo vai cair em pouco tempo. Nós desejamos que esse tempo seja o menor possível para evitar ainda mais mortes", afirmou. 

Com BBC

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.