Sites da oposição do Irã convocam ato para domingo

Partidários de Ahmadinejad têm marcha marcada para sexta; país vive dias de tensão

PUBLICIDADE

Atualização:

TEERÃ - Sites ligados aos grupos oposicionistas iranianos publicaram nesta quinta-feira, 17, convocações de manifestação pelo país para o próximo domingo. A intenção é lamentar a morte de duas pessoas durante os protestos desta semana contra o governo.

 

PUBLICIDADE

Veja também:especial Infográfico: A revolta que abalou o Oriente Médiomais imagens Galeria de fotos: veja imagens dos protestosblog Radar Global: Protestos no mundo islâmico

 

"Nós convidamos a nobre nação iraniana a comparecer a manifestações em Teerã e outras cidades no domingo, às 15 horas (horário local) para marcar o sétimo dia do martírio dos queridos" manifestantes mortos na segunda-feira, afirmou o Conselho para a Coordenação do Movimento Esperança Verde, em comunicado divulgado no site Kaleme.com, do líder oposicionista Mir Hossein Mousavi. O mesmo texto foi publicado em outro site da oposição, o Rahesabz.net.

 

O grupo é uma das entidades da oposição que convocaram uma manifestação na segunda-feira passada, em Teerã, em apoio aos levantes árabes. O ato tornou-se um protesto contra o governo e terminou em confrontos com as forças de segurança.

 

Na quarta-feira, simpatizantes do governo e opositores entraram em confronto durante o funeral de um dos jovens mortos na segunda-feira. Depois do conflito, os apoiadores do regime de Mahmoud Ahmadinejad convocaram uma manifestação para a sexta-feira, na qual demonstrarão ‘ódio sobre os dissidentes’.

 

É a primeira vez que a oposição iraniana se organiza para protestar desde o levante de junho de 2009, quando a população foi às ruas para contestar o resultado das eleições presidenciais que apontavam a vitória de Ahmadinejad. Os opositores acusavam fraudes nos resultados. Houve repressão violenta das forças de segurança e a vitória do presidente foi confirmada pelo aiatolá Ali Khamenei. As informações são da Dow Jones.

 

Leia ainda:linkOposição vai às ruas em 'dia de fúria' na LíbialinkPolícia mata ao menos três manifestantes no Bahrein

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.