Sites publicam fotos recentes de Fidel Castro

Novas fotos do líder revolucionário cubano Fidel Castro, postadas neste sábado nos blogs de duas jornalistas cubanas e na página do governo na Internet, mostraram um curvado, mas sorridente Castro se encontrando com trabalhadores em uma organização científica cubana - na sua primeira aparição desde que ficou doente há quatro anos.

AE-AP, Agência Estado

11 de julho de 2010 | 11h39

Anteriormente, o governo de Cuba divulgou ocasionalmente fotos de Castro em reuniões privadas com dignatários e, mais recentemente, durante uma visita do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva ao país, ocorrida em fevereiro. Nessas imagens, o ex-líder cubano aparecia alegre e robusto.

Nas mais recentes fotografias, Castro, de 83 anos, aparece levemente curvado, mas de uma maneira saudável. As imagens fora tiradas na quarta-feira passada (dia 7), durante uma visita do ex-presidente ao Centro Nacional para Investigação Científica, em Havana.

O conjunto inicial de quatro fotos apareceu nos blogs de duas jornalistas da imprensa oficial de Cuba e foi tirado aparentemente com um celular de um funcionário do centro. Castro é visto levantando a mão para acenar em uma imagem e fazendo, aparentemente, a mesma coisa em outra.

Outras fotografias do mesmo evento foram divulgadas mais tarde no site estatal www.cubadebate.cu. Nessas imagens, Castro aparece rindo e conversando com trabalhadores, alguns deles em fila para acenar e bater palmas para o ex-presidente cubano.

Em uma delas, Castro se inclina para trás casualmente contra uma mesa, parecendo animado. "Ele está magro, mas ele parece bem, e de acordo com o nosso diretor, ele está muito bem mentalmente", destacou um comentário que acompanhava as fotografias no blog da Rosa C. Baez, uma jornalista que trabalha para a imprensa oficial cubana.

O comentário foi enviado à Baez juntamente com as fotos por um trabalhador não identificado, que disse que Castro se curvou, disse olá e mandou beijos para os funcionários do centro. "Eles não nos deixaram chegar perto dele, mas quando ele saiu, havia tantas pessoas em pé ao redor e eu estava a apenas três metros dele", afirmou efusivamente o trabalhador.

As fotos foram também postadas no blog de Norelys Morales, uma famosa jornalista de um canal de televisão de Cuba. Ela disse que pegou as imagens de um e-mail enviado a várias pessoas pelo trabalhador. Ela não quis revelar o nome do funcionário. As informações são da Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
CubaFidel Castro

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.