Skinheads atacam festival de música na Rússia e matam menina

Dez ficaram feridos em festival com 3 mil pessoas; polícia não sabe motivo do ataque.

BBC Brasil, BBC

30 de agosto de 2010 | 05h06

Mais de cem skinheads russos atacaram as pessoas que assistiam a um festival de música na Rússia no domingo, matando pelo menos um espectador.

Dez pessoas ficaram feridas no festival de Torndao, em Miass, na região central de Chelyabinsk, a 1,4 mil quilômetros da capital, Moscou.

De acordo com a televisão russa Rossiya-24, uma menina de 14 anos morreu. Cerca de 3 mil pessoas participavam do festival, que tinha como atração alguns dos principais músicos da Rússia.

Os skinheads estavam armados com paus e cassetetes. Segundo a agência de notícias russa Itar-Tas, pelo menos 15 pessoas foram presas. A polícia não sabe dizer ainda qual foi o motivo do ataque.

"Os detidos estão sendo interrogados e a polícia está procurando por cúmplices", disse um policial à agência.

A Rússia tem vários grupos de extrema-direita e racistas. Nos últimos anos, integrantes destes grupos cometeram diversos crimes, inclusive assassinatos.

O número de crimes relacionados a ódio racial cresceu nos anos 90, após o colapso da União Soviética.

Os principais alvos dos skinheads são estrangeiros de etnia centro-asiática, caucasiana ou africana.BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.