Snowden é contratado por website na Rússia

O delator de programas secretos da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA, na sigla em inglês), Edward Snowden, deve começar a trabalhar nesta sexta-feira "para um dos maiores websites da Rússia", afirmou seu advogado, Anatoly Kucherena.

AE, Agência Estado

31 de outubro de 2013 | 14h01

Em uma entrevista por telefone, Kucherena se recusou a dizer qual companhia está empregando Snowden e se seu cliente trabalhará de casa ou em um outro local. "Isso não está sendo revelado", afirmou.

O anúncio foi feito três meses depois que Pavel Durov, um dos fundadores da popular rede social russa VKontakte, propôs que Snowden trabalhasse para ele. Durov não respondeu a pedidos para comentar sobre o tema.

Os representantes do site de buscas russo Yandex NV e da empresa Mail.Ru, dona de dois outros grandes sites na Rússia, disseram que eles não têm informações sobre o novo trabalho de Snowden. A

Mail.Ru também é proprietária de uma grande participação não controladora da Vkontakte.

Uma suposta foto de Snowden andando pela capital russa foi mostrada pela primeira vez nesta quinta-feira, no site LifeNews, que tem laços próximos com os serviços de segurança do país. A foto mostrava um homem parecido com Snowden sem óculos com a Catedral Cristo Salvador de Moscou ao fundo. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
rússiasnowden

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.