Snowden é empossado reitor da Universidade de Glasgow

O ex-agente norte-americano Edward Snowden, responsável pelo vazamento dos documentos que expuseram os abusos das ações de espionagem da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA, na sigla em inglês), foi empossado no posto de reitor da Universidade de Glasgow em cerimônia realizada hoje.

AE, Agência Estado

23 de abril de 2014 | 15h50

Por meio de um link de vídeo, Snowden disse aos estudantes que continuaria seguindo o ideal de que "se acreditamos em algo devemos lutar por isso". Ainda de acordo com ele, "em uma democracia as pessoas têm o direito de saber quais são as políticas de seus governos".

Depois de vazar os documentos da NSA, Snowden fugiu dos EUA e recebeu asilo na Rússia. Em fevereiro, os alunos da Universidade de Glasgow o elegeram reitor, uma posição simbólica de representação dos estudantes. Ainda assim, é improvável que Snowden visite Glasgow na condição de reitor, pois o Reino Unido mantém um tratado de extradição com os EUA e seus serviços de espionagem atuaram em conjunto em diversos dos abusos denunciados pelo ex-agente. Fonte: Associated Press.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.