Snowden recebe permissão para deixar aeroporto de Moscou, diz agência russa

Informante que revelou espionagem americana está há um mês em zona de trânsito do terminal

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

(Atualizada às 12h25)

PUBLICIDADE

MOSCOU - O ex-técnico da CIA Edward Snowden, responsável por vazar para a imprensa a existência de programas de espionagem em escala mundial do governo americano, recebeu nesta quarta-feira, 24, os documentos necessários para deixar a zona de trânsito do Aeroporto de Moscou, onde está há quase um mês, informou a agência estatal russa 

RIA Novosti

.  Horas mais tarde, o advogado de Snowden Anatoli Kucherena desmentiu a informação e disse que seu cliente ainda espera os documentos. O representante do americano, no entanto, disse que seu cliente pretende viver na Rússia assim que conseguir o visto.

Snowden, que chegou a Moscou proveniente de Hong Kong,  requisitou asilo temporário na Rússia na semana passada. Segundo a RIA Novosti, a informação foi confirmada por um funcionário do serviço de imigração  russo que não quis se identificar.

"Neste momento, o americano está se preparando para sair. Vão trazer roupas novas para ele. O documento lhe será entregue pelo advogado Anatoli Kucherena", disse a fonte citada pela RIA Novosti.

O presidente russo, Vladimir Putin, disse, também na semana passada, que Snowden poderia ficar na Rússia apenas se ele parasse de divulgar detalhes dos programas de espionagem americano. O ex-técnico da CIA teve ofertas asilo diplomático de três países latino-americanos - Venezuela, Bolívia e Nicarágua - mas não tinha como deixar o aeroporto e receber os documentos necessários nas embaixadas desses países em Moscou. / AP, EFE e REUTERS

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.