Só 22 países estão em dia com suas dívidas na ONU

Apenas 22 dos 192 países membros da ONU estão em dia com o pagamento de suas cotas à entidade, disse uma fonte do organismo na quarta-feira.

MICHELLE NICHOLS, REUTERS

21 de outubro de 2009 | 19h20

Isso significa que pagaram tudo o que deviam nos anos de 2008 e 2009 com relação ao orçamento principal, as missões de paz, os tribunais internacionais e a reforma na sede de Nova York, disse Ângela Kane, subsecretária-geral de administração da ONU.

Esses bons pagadores são: África do Sul, Alemanha, Austrália, Áustria, Azerbaijão, Canadá, Cingapura, Congo, Croácia, Eslováquia, Filipinas, Finlândia, Irlanda, Islândia, Itália, Liechtenstein, Mônaco, Nova Zelândia, Níger, Suécia, Suíça e Tadjiquistão.

Todos os demais -- inclusive os Estados Unidos, maior financiador da ONU -- ainda têm contas em atraso com a entidade.

"A saúde financeira da organização depende de os Estados membros, inclusive os grandes contribuintes, cumprirem suas obrigações financeiras plena e pontualmente", disse Kane.

Ela disse que os países ainda devem 3,1 bilhões de dólares para o biênio 2008/09 - sendo 2,1 bilhões de dólares para as operações de paz, 828 milhões para o orçamento principal, 63 milhões para os tribunais internacionais e 86 milhões para a reforma da sede.

Há 123 países que liquidaram suas contribuições para o orçamento central; 119 que pagaram sua parte na reforma; e só 84 que contribuíram com os tribunais.

Kane não disse quantos países pagaram sua parte nas missões de paz, mas informou que a dívida de 2,1 bilhões de dólares é 813 milhões inferior à quantia em atraso há um ano.

"O resultado é que realmente as (contas) não-pagas diminuíram para as missões de paz, (mas) o número de Estados membros cumprindo suas obrigações totalmente em todas as categorias é menor do que há um ano, o que não é tão bom".

Os EUA afirmam que estão prontos para pagar mais de 2 bilhões de dólares que devem em novas e antigas contribuições para as operações de paz da ONU.

Washington responde por cerca de um quarto do orçamento das missões de paz, que se aproxima dos 8 bilhões de dólares, e paga mais de 110 mil soldados e policiais em 15 missões no mundo todo.

O orçamento central da ONU para 2008/09 supera os 4,8 bilhões de dólares e, segundo algumas estimativas, isso representa apenas 20 a 25 por cento dos gastos totais da entidade. O orçamento proposto para 2010/11 é de 4,88 bilhões de dólares.

Tudo o que sabemos sobre:
ONUQUOTAS*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.