Sobe para 34 total de mortos por tsunami no Pacífico

Um tsunami provocado por um terremoto de 8,3 graus atingiu hoje Samoa e outras ilhas do Pacífico Sul, matando pelo menos 34 pessoas e destruindo povoados inteiros, informaram autoridades locais. Ondas de até 3 metros obrigaram os moradores a fugir em pânico até as áreas mais altas.

AE-AP, Agencia Estado

29 de setembro de 2009 | 20h45

O tremor, ocorrido a pouco mais de 200 quilômetros da costa de Samoa, atingiu o arquipélago às 6h48 locais de quarta-feira (14h48 de hoje em Brasília) e durou cerca de três minutos. Em seguida, uma série de cinco ondas matou 14 pessoas na Samoa Americana, segundo as autoridades locais. O meteorologista Mase Akapo disse que quatro vilarejos foram afetados na principal ilha, Tutuila.

As ilhas de Samoa são duas entidades separadas. Existem a nação de Samoa, anteriormente conhecida como Samoa Ocidental, e a Samoa Americana, um território mantido pelos Estados Unidos na Polinésia. Juntas, as duas ilhas possuem em torno de 250 mil habitantes.

No fim de 2004, mais de 230 mil pessoas morreram ou desapareceram em um tsunami que atravessou a Bacia do Oceano Índico. Na ocasião, as ondas gigantes foram desencadeadas por um terremoto de 9 graus na escala Richter ocorrido a 29 quilômetros de profundidade. A maioria das vítimas estava na Indonésia. Com informações da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
terremototsunamiSamoaPacíficomortes

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.