PUBLICIDADE

Socorristas mandam desobstruir entrada de caverna onde estão crianças na Tailândia

Forte chuva atingiu o norte do país, piorando as condições de resgate; 12 meninos e seu técnico de futebol estão presos há 15 dias

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Socorristas mandaram esvaziar na manhã deste domingo, 8 (horário da Tailândia) a área no entorno da entrada da caverna onde 12 meninos e seu técnico de futebol estão presos há 15 dias. Segundo a equipe, é necessário desobstruir o lugar para "ajudar as vítimas".

PUBLICIDADE

"Todos os que não estão implicados na operação devem sair da área imediatamente", anunciou a polícia por meio de um alto-falante no lugar. Centenas de jornalistas estão na região para acompanhar o resgate.

+ Operação vê chances de resgate em caverna na Tailândia, em luta contra água e tempo

Neste sábado, uma forte chuva atingiu o norte da Tailândia, piorando as condições na caverna onde as equipes de resgate travam uma “guerra contra água e tempo” para salvar os 12 garotos e seu técnico de futebol. 

A chuva atrapalha o progresso feito na última semana para drenar o complexo de cavernas de Tham Luang, na província de Chiang Rai, no norte do país.

Com os níveis de oxigênio caindo e previsões de chuvas, o tempo está se esgotando em um plano para ensinar os meninos, alguns com 11 anos e sem saber nadar, a fazer um mergulho através de corredores estreitos e inundados Foto: Sakchai Lalit / AP

Com os níveis de oxigênio caindo e previsões de chuvas, o tempo está se esgotando em um plano para ensinar os meninos, alguns com 11 anos e sem saber nadar, a fazer um mergulho através de corredores estreitos e inundados que desafiam mergulhadores experientes.

+++ Elon Musk envia engenheiros de suas empresas para ajudar no resgate de grupo preso em caverna

Publicidade

+++ Falta de oxigênio em caverna na Tailândia preocupa autoridades e equipes de resgate

A melhor janela para um resgate pode ocorrer nos próximos três ou quatro dias, disse o líder do esforço de resgate neste sábado.

A mensagem cautelosa de Narongsak Osottanakorn veio um dia após a morte de um mergulhador de resgate tailandês, em um drama que começou há duas semanas como uma excursão para celebrar o aniversário de um dos meninos.

No morro, onde equipes de resgate estão buscando rotas alternativas para a caverna, outro acidente ocorreu na noite de sábado, no horário local: um veículo derrapou em uma pista de terra, ferindo gravemente o motorista e um passageiro e machucando outros quatro voluntários, disseram as autoridades.

Anteriormente, na entrada da caverna abaixo, linhas de mergulhadores e soldados com lanternas podiam ser vistas emergindo da escuridão, com geradores bombeando a água por tubos.

Dezenas de soldados do Exército Real da Tailândia descansavam em rochas do lado de fora da caverna. Dois deles disseram que os superiores haviam dito que a operação de resgate provavelmente começaria no domingo ou no dia seguinte. /AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.