Soldados de Kadafi se unem a rebeldes do Níger

Comboio de forças líbias é acompanhado por guerreros da tribo Tuareg em direção a Niamey

AE, Agência Estado

06 Setembro 2011 | 09h13

NIAMEY - Um grande comboio de soldados líbios acompanhados por guerreiros da tribo Tuareg deixou a cidade de Agadez, no Níger, nesta manhã e está se dirigindo para a capital do país, Niamey, segundo noticiou Abdoulaye Harouna, dono do jornal Agadez Info.

 

Veja também:

blog TWITTER: Siga nossos enviados

forum OPINE: Onde se esconde Kadafi?

especialESPECIAL: Quatro décadas de ditadura na Líbia

lista ARQUIVO: ‘Os líbios deveriam chorar’, dizia Kadafi

 

De acordo com Harouna, quem está chefiando o comboio é o rebelde Tuareg Rissa ag Boula, que décadas atrás liderou uma fracassada guerra pela independência do território da tribo. Posteriormente, ele fugiu para a líbia e acreditava-se que estava lutando ao lado de Muamar Kadafi.

Não está claro se o comboio inclui membros da família de Kadafi ou outros importantes integrantes do seu regime. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da França, Bernard Valero, disse que o país não sabe quem está no comboio. "Nós não temos mais informações. Nós estamos acompanhando o movimento e vamos verificar", comentou. Um oficial da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) disse mais cedo hoje que a aliança militar não tinha nenhuma informação sobre o grupo.

Acredita-se que o regime de Kadafi financiou a rebelião Tuareg no norte do Níger. O ex-líder líbio permanece popular em cidades como Agadez, onde a maioria da população é da tribo Tuareg.

 

As informações são da Associated Press.

Mais conteúdo sobre:
Kadafi Níger rebeldes

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.