Submarino nuclear britânico encalha na costa da Escócia

O mais novo submarino nuclear da Marinha Real da Grã-Bretanha encalhou na manhã de hoje no largo da costa da Escócia, mas o governo afirma que ninguém ficou ferido e que o acidente não foi sério. O submarino HMS Astute atingiu rochas ao largo da ilha de Skye, na costa oeste escocesa, e ficou horas encalhado até que rebocadores da Marinha Real levaram a embarcação para águas mais profundas durante a maré alta.

AE-AP, Agência Estado

22 de outubro de 2010 | 16h41

O submarino, que custou 1,57 bilhão de libras, é um dos 11 submarinos da frota britânica movidos a reatores nucleares e entrou em serviço em 2007. O Ministério da Defesa disse que o submarino estava iniciando uma missão de patrulha na costa escocesa quando ocorreu o acidente. O Ministério disse que o incidente está sob investigação.

"Este não foi um incidente nuclear", disse o Ministério, em comunicado. "Estamos respondendo ao incidente e podemos garantir que ninguém ficou ferido e que a embarcação continua impermeável. Também não houve sinal de qualquer impacto ambiental". O submarino Astute é armado com torpedos Spearfish e mísseis de cruzeiro Tomahawk. Segundo o ministério, o submarino obtém energia do próprio reator nuclear, que nunca precisa ser reabastecido durante seus 25 anos de vida útil. Normalmente, um submarino dessa classe leva 120 tripulantes.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.