Sudão e Sudão do Sul vão reabrir fronteira

O presidente do Sudão do Sul disse nesta sexta-feira que ele o presidente do Sudão concordaram com a retomada das exportações de petróleo e com o comércio fronteiriço. O presidente sudanês Omar al-Bashir viajou para o Sudão do Sul nesta sexta-feira pela primeira vez desde que o território foi dividido em dois, em 2011.

Agência Estado

12 de abril de 2013 | 14h40

Segundo o presidente sul-sudanês Salva Kiir, os dois líderes concordaram com a movimentação livres de pessoas e bens pela fronteira e dez pontos para esse trânsito devem ser abertos.

Kiir declarou que os dois líderes vão manter as discussões sobre a disputada região de Abyei. Bashir disse acreditar que sua visita sinaliza o início da normalização das relações e uma parceria estratégica entre os dois países.

Autoridades dos dois países se reunirão em breve para discutir a existência de grupos rebeldes nas duas nações. Em março, os dois países chegaram a um acordo de paz, o que permitiu a retomada da produção e do envio de petróleo na região As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
Sudão do SulSudão

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.