Superávit comercial da zona do euro atinge recorde

Um aumento nas exportações em junho impulsionou o superávit comercial da zona do euro para 14,9 bilhões de euros (US$ 18,4 bilhões), segundo dados da agência de estatísticas do bloco, a Eurostat. Esse foi o nível mais alto desde pelo menos 1999, quando os números começaram a ser acompanhados.

AE, Agência Estado

17 de agosto de 2012 | 08h09

O superávit de junho foi maior do que o de 7,1 bilhões de euros registrado em maio, em dados revisados, e o de 200 milhões de euros de junho do ano passado, afirmou a Eurostat.

As exportações cresceram 12% em junho, em comparação com o mesmo mês de 2011, superando de longe o aumento de 2% nas importações. A força das exportações, puxadas pelos bens manufaturados, pode ser um reflexo da fraqueza do euro diante do dólar e de outras moedas desde meados do ano passado em razão das preocupações com a sobrevivência da divisa europeia na forma atual diante da crise de dívida soberana da região.

A baixa demanda dos consumidores e das empresas, que também é um aspecto da crise, pode ser evidenciada pelo fraco crescimento das importações. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
Zona do Euroexportaçãosuperávit

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.