PUBLICIDADE

Suposto doutrinador de célula terrorista na Espanha está morto, diz polícia

Imã estava na casa onde ocorreu explosão supostamente acidental menos de 24 horas antes dos atentados de Barcelona

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

BARCELONA - O imã Abdelbaki El Satty, suposto doutrinador da célula extremista responsável pelos atentados na Catalunha, morreu na explosão de uma casa em Alcanar, anunciou o chefe da polícia catalã. 

O religioso se encontrava na casa onde ocorreu a explosão supostamente acidental, uma vez que seus ocupantes estariam preparando explosivos para seus ataques, menos de 24 horas antes dos atentados que deixaram 15 mortos na cidade de Barcelona. 

A mesquita Annour de Ripoll, onde Satty guiava as orações Foto: Robin Townsend/EFE

PUBLICIDADE

O Ministério Público belga informou que El Satty esteve alguns meses na Bélgica. "Posso confirmar que têm ocorrido verificações a pedido das autoridades espanholas. Este imã esteve presente na Bélgica (...) Era totalmente desconhecido para o Ministério Público", apontou um porta-voz, que não quis dar detalhes sobre a estadia do imã no país.

O prefeito do município de Vilvoorde, Hans Bonte, revelou que o clérigo esteve nesse cidade situada nos arredores de Bruxelas entre janeiro e março de 2016 e poderia ter viajado ao país anteriormente, segundo a imprensa local belga.

Segundo Bonte, Satty esteve em contato com distintas mesquitas tratando de buscar trabalho. A notícia chocou a cidade que há anos combate o islamismo radical, segundo o prefeito.

Por sua vez, o secretário de Estado para Asilo e migração, Theo Francken, disse em sua conta no Twitter que o escritório não tinha notícias do clérigo de Ripoll, pelo menos não com esse nome. / EFE e AFP 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.