Suspeito por atentado frustrado em Nova York ameaçou EUA em vídeo

Faisal Shahzad gravou imagens dizendo que atacaria americanos em nome de líderes da Al-Qaeda

Agência Estado

14 de julho de 2010 | 13h53

 

DUBAI - O homem acusado por um frustrado atentado na Times Square, em Nova York, apareceu em um vídeo divulgado nesta quarta-feira, 14, pela emissora de TV Al-Arabiya. Nas imagens, ele afirmou que planejava atacar os EUA. O suspeito, Faisal Shahzad, está preso e a gravação é anterior à tentativa de ataque.

 

"Este ataque nos EUA será uma vingança para todos os mujahedin (guerreiros sagrados) e os oprimidos do Islã", disse. Shahzad também cita no vídeo Abu Musab al-Zarqawi, o falecido líder da Al-Qaeda no Iraque. A gravação foi feita em inglês e há uma voz traduzindo a fala do suspeito para o árabe. "Eu realizarei este ataque em nome deles, e espero que ele agrade aos muçulmanos", afirmou Shahzad, que tem cidadania norte-americana e paquistanesa.

 

Este é o primeiro vídeo vinculando ele à tentativa de ataque de 1º de maio e à rede terrorista Al-Qaeda. A autenticidade do vídeo não foi confirmada oficialmente. Shahzad teria dirigido um carro com uma bomba por Manhattan. Ele foi preso pouco antes de seu voo deixar Atlanta, na Georgia, 53 horas após a polícia descobrir o carro-bomba, que não explodiu. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
atentadoNova YorkvídeoShahzad

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.