Suu Kyi diz estar 'pronta para lutar' pela oposição

A recém-libertada líder oposicionista Aung San Suu Kyi está "pronta para lutar" pela existência de seu partido político, que foi desarticulado antes de controversas eleições no país, disse o advogado dela hoje. Em seu terceiro dia completo de liberdade após sete anos de prisão domiciliar, Suu Kyi assinou documentos na Suprema Corte de Rangum em um último passo para um processo contra a junta militar que lidera o país, em nome do partido oposicionista Liga Nacional pela Democracia (NLD, na sigla em inglês).

AE, Agência Estado

16 de novembro de 2010 | 12h37

"Ela está pronta para lutar pela existência da NLD. Ela continuará com o processo legal", disse o advogado dela e porta-voz do partido, Nyan Win. Suu Kyi foi libertada no último sábado, menos de uma semana após a bastante criticada disputa eleitoral que reforçou o poder dos militares. Ativistas pela democracia e líderes ocidentais condenaram as eleições em Mianmar.

A NLD foi dissolvida após decidir boicotar a disputa em resposta a regras que pareciam feitas para impedir a participação da dissidente. A NLD havia sido fundada em 1988, após um levante popular contra a junta militar deixar milhares de mortos. Dois anos depois, o partido venceu eleições com folga, mas os resultados nunca foram reconhecidos pelo regime.

A decisão de boicotar a disputa de 7 de novembro - a primeira em 20 anos no país - gerou forte divisão na oposição. Alguns membros da NLD participaram da disputa, sendo acusados de traidores. Ontem, Suu Kyi, de 65 anos, disse em entrevista à BBC que espera uma "revolução não violenta" em Mianmar. A Nobel da Paz realizou seu primeiro discurso político em anos no último domingo, apelando pela unidade dos oposicionistas. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
MianmaroposiçãoAung San Suu Kyi

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.