Tyrone Siu/Reuters
Tyrone Siu/Reuters

Taiwan lança projeto para construir submarinos e navios militares

Presidente de Taiwan busca ampliar investimentos em defesa da ilha

O Estado de S.Paulo

21 de março de 2017 | 04h19

TAIPEI - O governo de Taiwan lançou nesta terça, 21, um projeto para construir submarinos e navios militares em uma cerimônia celebrada em uma base naval no sul da ilha. 

De acordo com o Ministério da Defesa de Taiwan, o objetivo do país é aumentar investimentos nesse setor, adquirir equipamentos bélicos nos Estados Unidos e intensificar o desenvolvimento próprio de aviões, mísseis, submarinos e navios militares. 

Desenvolver submarinos próprios é um ponto importante da política da presidente Tsai Ing-wen, presente na cerimônia. Os principais fabricantes de submarinos se recusaram a vendê-los para a ilha devido à oposição chinesa. A mandatária quer unir desenvolvimento de armas com o avanço tecnológico por meio da cooperação com o setor privado, promovendo a criação de empregos. 

"Fortalecer a capacidade de combate submarino é muito necessário na defesa de Taiwan. É um problema que todos reconhecem", afirmou. 

O projeto coincide com uma retórica crescente de intimidação da China, tanto no front político, para combater a independência de Taiwan, como no militar, com o envio de barcos e aviões às proximidades da ilha e ao mar da China Meridional. 

Atualmente Taiwan conta com dois submarinos norte-americanos da Segunda Guerra Mundial e dois holandeses da década de 1980. / EFE e REUTERS

 

Tudo o que sabemos sobre:
TaiwanEstados UnidosTsai Ing-wenChina

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.