Taiwan lança projeto para construir submarinos e navios militares

Presidente de Taiwan busca ampliar investimentos em defesa da ilha

PUBLICIDADE

Atualização:

TAIPEI - O governo de Taiwan lançou nesta terça, 21, um projeto para construir submarinos e navios militares em uma cerimônia celebrada em uma base naval no sul da ilha. 

PUBLICIDADE

De acordo com o Ministério da Defesa de Taiwan, o objetivo do país é aumentar investimentos nesse setor, adquirir equipamentos bélicos nos Estados Unidos e intensificar o desenvolvimento próprio de aviões, mísseis, submarinos e navios militares. 

Desenvolver submarinos próprios é um ponto importante da política da presidente Tsai Ing-wen, presente na cerimônia. Os principais fabricantes de submarinos se recusaram a vendê-los para a ilha devido à oposição chinesa. A mandatária quer unir desenvolvimento de armas com o avanço tecnológico por meio da cooperação com o setor privado, promovendo a criação de empregos. 

"Fortalecer a capacidade de combate submarino é muito necessário na defesa de Taiwan. É um problema que todos reconhecem", afirmou. 

A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, quer investir no desenvolvimento de tecnologiade submarinos e navios próprios Foto: Tyrone Siu/Reuters

O projeto coincide com uma retórica crescente de intimidação da China, tanto no front político, para combater a independência de Taiwan, como no militar, com o envio de barcos e aviões às proximidades da ilha e ao mar da China Meridional. 

Atualmente Taiwan conta com dois submarinos norte-americanos da Segunda Guerra Mundial e dois holandeses da década de 1980. / EFE e REUTERS

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.