Taiwan planeja construir oito submarinos

País precisará de auxílio estrangeiro para desenvolver as embarcações

O Estado de S.Paulo

05 Abril 2017 | 02h43

TAIPEI - Taiwan planeja construir 8 submarinos para impulsionar sua atual frota de 4 envelhecidos e construídos no exterior, disse um oficial senior da marinha do país nesta quarta-feira, 5. 

"No nosso projeto indígena de submarino, esperamos estar aptos para fazer 8", disse Lee Tsung-hsiao, chefe de Estado-maior, confirmando publicamente pela primeira vez o número de navios planejados. 

Cheng Wen-lon, presidente da construtora de navios estatal CSBC Corp Taiwan, contratada para desenvolver os submarinos, disse que o design inicial será finalizado 2018. Militares e a indústria de defesa de Taiwan afirmaram que o primeiro submarino deve operar nos próximos 10 anos. 

Os comentários de Lee antecedem a primeira reunião entre os líderes de Estados Unidos e China nesta semana. A China considera Taiwan parte de seu território e nunca renunciou ao uso da força para controlar o que vê como uma província desobediente.

Os Estados Unidos são obrigados por lei a ajudar Taiwan a defender-se, mas suas vendas de armamento para Taiwan desagrada Pequim. Por isso, os norte-americanos desaceleraram esse comércio, disseram especialistas. 

Taiwan nunca construiu um submarino e vai depender de tecnologia estrangeira para fazer uma embarcação avançada, avaliaram especialistas em defesa. / REUTERS

Mais conteúdo sobre:
TaiwanChinaEstados UnidosPequim

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.