Taiwan: Presidente tem vantagem em apuração de votos

O presidente de Taiwan, Ma Ying-jeou, do partido Kuomintang, considerado próximo da China, está algumas centenas de milhares de votos à frente de sua principal rival, Tsai Ing-wen, do pró-independência Partido Democrático Progressivo, informou a comissão eleitoral central neste sábado.

GABRIEL BUENO, Agência Estado

14 de janeiro de 2012 | 09h41

A comissão afirmou que, com quase 60% das urnas apuradas, Ma estava com 3,72 milhões dos votos, enquanto Tsai aparecia com 3,58 milhões. O terceiro colocado era James Soong, do Partido Primeiro o Povo, com 202.876 votos.

Caso Ma consiga a reeleição, segundo analistas, isso deve acalmar Pequim e reduzir as tensões por causa do Estreito de Taiwan, um ponto de divergências na relação entre China e os Estados Unidos. A eleição é acompanhada de perto pelos chineses e norte-americanos, por seu impacto para as relações exteriores regionais.

Taiwan tem sido administrada pelos próprios taiwaneses desde 1949, mas a China considera a ilha parte de seu território e nunca descartou usar a força para garantir a reunificação. Dessa maneira, a relação com a China é uma das principais questões em qualquer disputa eleitoral taiwanesa. Além disso, temas econômicos, como a aparente concentração da renda na ilha, estão em pauta nessa disputa eleitoral, a quinta desde 1996 e uma das mais acirradas da história da ilha. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
Taiwaneleiçãopresidente

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.