Taleban ataca banco no Afeganistão e mata 8 pessoas

Homens armados vestindo coletes com explosivos invadiram um banco no leste do Afeganistão neste sábado, matando pelo menos oito pessoas e deixando dezenas de feridos.

AE, Agência Estado

19 de fevereiro de 2011 | 18h23

Pelo menos 48 pessoas receberam atendimento médico no principal hospital de Jalalabad após o ataque, segundo o porta-voz do Ministério do Interior, Zemeri Bashary. Ele informou que sete dos mortos eram policiais afegãos. Outras três pessoas morreram no ataque, mas investigadores ainda tentavam descobrir se duas delas faziam parte do grupo que invadiu o banco.

Os homens iniciaram o ataque atirando em guardas do banco, e depois assumiram o controle da agência, disse Ahmad Zia Abdulzai, porta-voz do governador da região. Segundo ele, forças de segurança afegãs cercaram o prédio e ouviram uma explosão. Depois, houve troca de tiros e outra explosão. Abdulzai disse que o número de mortos chegou a 18.

Entre os feridos estavam civis, policiais e soldados afegãos, que foram atingidos por estilhaços e tiros, segundo Saif ul-Rahman, um dos médicos do hospital.

O Taleban assumiu a autoria do ataque e disse que o grupo tinha como alvo policiais e soldados afegãos que estavam no banco para receber seu pagamento. O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) condenaram o ataque. As informações são da Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
AfeganistãoTalebanataque a banco

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.