Taleban mata oito policiais no norte do Afeganistão

Rebeldes do Taleban atacaram hoje um posto policial no norte do Afeganistão, matando oito agentes, em um atentado que demonstra a força da insurgência dessa milícia. O ataque ocorreu em Kunduz, capital da província de mesmo nome, que enfrenta cada vez mais a violência trazida pelos fundamentalistas do Taleban, grupo que ganha força no até então pacífico norte do país.

AE, Agência Estado

26 de agosto de 2010 | 10h52

O governador de Kunduz, Mohammad Omar, confirmou as oito mortes e disse que há um ferido. A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e os Estados Unidos devem chegar nas próximas semanas ao número de 150 mil soldados no território afegão para combater a insurgência.

A aliança tenta reforçar a capacidade da polícia e do Exército locais para garantir a segurança nacional, quando as tropas estrangeiras deixarem o país. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, quer que a retirada comece em julho de 2011, mas comandantes militares disseram que ela deve ser gradual e condicionada ao desempenho das forças de segurança afegãs. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
AfeganistãoTalebanataquepoliciais

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.