Talebans tomam controle de distrito paquistanês

Militantes talebans assumiram nesta quinta-feira o controle do distrito paquistanês de Buner, localizado a cerca de 100 quilômetros da capital Islamabad, patrulhando ruas e mercados, disseram funcionários do governo e testemunhas.

AE-DOW JONES, Agencia Estado

23 de abril de 2009 | 04h37

Centenas de combatentes armados criaram postos de controles e ocuparam mesquitas no distrito, elevando a preocupação mundial e suscitando o que Washington tem chamado como "ameaça existencial" para nação que possui armas nucleares.

Os militantes entraram em Buner a partir do vale Swat, onde o presidente paquistanês Asif Ali Zardari tinha assinado um acordo que permite tribunais de sharia islâmica, numa tentativa de acabar com a mortal violência extremista.

Segundo o policial Rasheed Khan, funcionários do governo local estavam em conversações com os talebans para pôr fim à ocupação militante.

O governo central do Paquistão perdeu o controle do distrito de Swat, um resort de ski e a joia da coroa do turismo paquistanês, após dois anos de uma violenta campanha para impor a rigorosa lei sharia.

Tudo o que sabemos sobre:
Paquistãotalebans

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.