06 de maio de 2016 | 10h18
BEIRUTE - O teatro romano da cidade monumental de Palmyra, na Síria, sediou na quinta-feira um concerto da orquestra sinfônica do teatro Mariinsky de São Petersburgo para comemorar a vitória sobre o grupo terrorista Estado Islâmico.
O evento, que foi transmitido ao vivo pela rede de televisão estatal síria, contou com a presença de ministros do país e dirigentes militares sírios e russos.
O diretor Valery Gergiev dirigiu o concerto, intitulado "Uma oração por Palmyra, a música faz reviver as antigas muralhas", no qual foram executadas peças de Bach, Prokofiev e Shchedrin.
O concerto foi aberto com uma mensagem do presidente da Rússia, Vladimir Putin, por meio de um telão montado no teatro romano. Ele ressaltou que este evento é uma mostra de "esperança não só do renascimento de Palmyra como patrimônio de toda a Humanidade, mas também da libertação de toda a civilização deste terrível flagelo, o terrorismo internacional".
Em 27 de março, o Exército sírio, com apoio de aviões russos, recuperou o controle da cidade síria, que ficou sob comando do Estado Islâmico durante dez meses.
Palmyra é famosa por suas ruínas greco-romanas e está na lista do Patrimônio Mundial da Unesco. /EFE
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.