Teerã não discutirá projeto nuclear

O Irã não está disposto a discutir a suspensão do seu programa nuclear para atender às exigências do Ocidente e, em vez disso, propõe um sistema de controle mundial para eliminar as armas nucleares, disse ontem Mojtaba Samareh Hashemi, principal assessor político do presidente Mahmoud Ahmadinejad.

WP, O Estadao de S.Paulo

11 de setembro de 2009 | 00h00

Na proposta, que foi entregue ontem aos membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, mais a Alemanha, Teerã oferece também sua cooperação na solução dos problemas no Afeganistão e no combate ao terrorismo, assim como sua colaboração em projetos de petróleo e gás. Hashemi disse ainda que a proposta do Irã é similar a um pedido feito pelo presidente Barack Obama, em abril, para a eliminação das armas nucleares em todo o mundo.

Os EUA e a Rússia deram diferentes respostas à proposta iraniana. O Departamento de Estado disse que as ofertas de Teerã não satisfazem as exigências da comunidade internacional. Já o chanceler russo, Serguei Lavrov, disse que elas contêm algo com que se pode trabalhar.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.