Televisão iraniana exibe imagens de avião capturado

A televisão estatal do Irã exibiu nesta quinta-feira um vídeo do suposto avião de espionagem não tripulado dos Estados Unidos, um drone, que Teerã afirma que capturou após invadir o espaço aéreo iraniano no domingo passado. As imagens de dois minutos mostram militares iranianos inspecionando o que a televisão identifica como o avião teleguiado RQ-170 Sentinel, que parecia intacto. Um militar iraniano disse ontem que o drone não foi destruído quando foi capturado.

AE, Agência Estado

08 de dezembro de 2011 | 17h45

O chefe da divisão aeroespacial do Irã, o general Ami Ali Hajizadeh, disse que uma "emboscada eletrônica" feita por forças iranianas fez o idrone pousar e capturou a aeronave.

"O avião teleguiado dos Estados Unidos foi capturado por unidades antiaéreas iranianas sobre Kashmar, no leste do país", informou ontem a rádio estatal do Irã, que não especulou sobre as razões pelas quais o avião sobrevoava a cidade, que fica numa área agrícola conhecida pela produção de açafrão e tapetes persas. Kashmar fica pouco mais de 200 quilômetros a oeste da fronteira entre Irã e Afeganistão. Os EUA admitiram mais cedo nesta semana que perderam o controle do avião teleguiado. Os drone são usados em missões de espionagem e também de bombardeio.

As informações são da Associated Press.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.