Shaukat Ahmed / AFP
Shaukat Ahmed / AFP

Temperatura se aproxima de 50ºC na Índia

No Estado de Rajasthan, no oeste do país, termômetros marcaram 49,6ºC; autoridades alertam para falta de água e aguardam temporada de monções, que deve começar no dia 6

Redação, O Estado de S.Paulo

01 de junho de 2019 | 12h29

NOVA DÉLHI - As temperaturas se aproximaram de 50 graus centígrados na Índia em uma onda de calor que provocou cortes no abastecimento de água neste sábado, 1º. 

No Estado de Rajasthan, no oeste do país, a temperatura chegou a 49,6ºC na sexta-feira, o dia mais quente na Índia em 2019, informou o serviço de meteorologia.

Em muitos Estados do oeste, norte e sul do país as temperaturas chegaram a 47ºC, o que deixou as autoridades em alerta pela falta de água. 

Na capital Nova Délhi, o Departamento de Meteorologia emitiu um alerta vermelho pelas temperaturas elevadas e recomendou aos habitantes que não saiam de suas casas nos momentos mais quentes do dia. 

Várias cidades expressaram temor de falta de água, enquanto os lagos e rios começaram a secar.

Mais de 40% do território indiano enfrenta problemas de seca este ano, advertiu o Instituto Indiano de Tecnologia da cidade de Gandhinagar.

A temporada de monções deve começar uma semana depois do previsto e provavelmente atingirá a faixa sul da Índia, no dia 6

Além disso, as chuvas serão menos intensas que nos anos anteriores, de acordo com o centro privado de meteorologia Skymet. / AFP

Tudo o que sabemos sobre:
Índia [Ásia]calortemperatura

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.