PUBLICIDADE

Tempestade Igor já é o quarto furacão da temporada

Órgão dos EUA prevê a formação de 14 a 20 tempestades e de 8 a 12 furacões, que podem afetar EUA, Caribe, América Central e Golfo do México

Atualização:

 

A tempestade tropical Igor se transformou neste domingo, 12, no quarto furacão da temporada do Atlântico com ventos de 120 km/h, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.

 

PUBLICIDADE

O Igor está a 1.975 quilômetros ao oeste das ilhas africanas de Cabo Verde e a 2.050 quilômetros das Antilhas menores, na latitude 17,7 graus norte e a longitude 42,5 graus oeste. Se desloca rumo a oeste a uma velocidade de 28 km/h.

 

Segundo a trajetória prevista pelo NHC, o furacão Igor seguirá em direção a oeste e lentamente se movimentará em direção noroeste, não afetando diretamente as Antilhas menores.

 

Desde que começou a temporada do Atlântico no dia 1 de junho se formaram nove tempestades tropicais e quatro furacões, incluindo o Igor.

Desses quatro furacões, dois deles alcançaram a categoria 4 na escala de intensidade Saffir-Simpson, de um máximo de cinco.

 

A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos EUA (NOAA, em inglês) atualizou sua previsão e prevê a formação de 14 a 20 tempestades e de 8 a 12 furacões, que podem afetar EUA, Caribe, América Central e Golfo do México.

 

Os meteorologistas previram que será uma temporada "muito ativa" porque, desses furacões, entre quatro e seis poderiam ser de grande intensidade, com ventos superiores a 177 km/h.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.