Tempestade Karl avança em direção a Yucatán e ao Golfo do México

Governo mexicano emitiu alerta para duas regiões; furacão Igor deve atingir Porto Rico e Ilhas Virgens

RENATO MARTINS, Agência Estado

14 de setembro de 2010 | 19h44

Imagem mostra nuvens se transformando na tempestade Karl

 

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês) informou nesta terça-feira, 14, que um sistema de baixa pressão no Noroeste do Caribe ganhou força e foi batizado como Tempestade Tropical Karl.

Às 18 horas de Brasília, Karl estava 435 quilômetros a leste de Chetumal (México), com ventos sustentados de até 65 quilômetros por hora, movendo-se a oés-noroeste a 24 quilômetros por hora.

O governo do México emitiu um alerta de tempestade tropical para a região entre Chetumal, na fronteira com Belize, e o cabo Catoche.

Segundo o NHC, "na trajetória prevista, o centro de Karl vai se mover para a península de Yucatán amanhã e para o sudoeste do Golfo do México na noite de amanhã ou quinta-feira".

No centro do Atlântico, o furacão Igor, de categoria 4 na escala Saffir-Simpson, estava às 18 horas de Brasília 1.055 quilômetros a leste das Ilhas Sotavento e 1.905 quilômetros a sudeste de Bermuda, com ventos sustentados de até 230 quilômetros por hora, movendo-se para oés-noroeste a 13 quilômetros por hora.

Segundo o NHC, "alguma flutuação de intensidade é possível durante as próximas 48 horas, mas Igor deverá continuar a ser um furacão muito poderoso até quinta-feira".

 

"Grandes ondas geradas por Igor deverão começar a afetar as Ilhas Sotavento hoje e vão atingir Porto Rico e as Ilhas Virgens hoje à noite e amanhã".

Tudo o que sabemos sobre:
tempestadeKarlMéxicoEUA

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.