Reuters
Reuters

Tempestade tropical se aproxima do Japão e deixa 13 mortos

Ertau deve atingir o centro do país nesta terça-feira, mas já provoca enchentes e deslizamentos de terra

Reuters,

10 de agosto de 2009 | 08h11

A aproximação de uma tempestade tropical provocou deslizamentos e enchentes no Japão, matando ao menos 13 pessoas, disseram autoridades nesta segunda-feira, 10. A tempestade tropical Ertau deve atingir o centro do Japão na terça-feira, segundo a agência meteorológica do país. 

 

Veja também:

Após tufão, deslizamento pode ter soterrado 400 em Taiwan

O fenômeno está se aproximando do Japão após o tufão Morakot ter atingido as Filipinas, Taiwan e China. Mais de 47 mil pessoas do oeste japonês foram avisadas para deixarem suas casas, de acordo com a emissora de TV local NHK, após a Agência Meteorológica do Japão ter feito um alerta de chuvas, enchentes e deslizamento para muitas áreas do oeste e região central do país.

Vários voos domésticos e serviços de trem foram cancelados e algumas rodovias foram parcialmente fechadas, de acordo com a NHK. Ao menos 12 pessoas foram mortas em Hyogo, no oeste do Japão, disse um policial. Ele não pôde confirmar como as mortes aconteceram. Além disso, uma mulher de 68 anos morreu quando um deslizamento atingiu sua casa em Okayama, também no oeste, disse uma autoridade local.

 

Cerca de 390 casas de Sayo ficaram inundadas e até o momento 2.290 pessoas foram retiradas de suas casas, depois que alguns prédios apresentaram inundações de até 1,5 metro de altura. Na província de Okayama, pelo menos duas casas foram arrasadas pelos movimentos de terra na cidade de Mimakasa, na fronteira com a província de Hyogo.

Tudo o que sabemos sobre:
Japão

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.