Al Key/The Denton Record-Chronicle / AP
Al Key/The Denton Record-Chronicle / AP

Tempestades e tornados matam 18 nos EUA

Os Estados do Texas e Oklahoma foram atingidos nos últimos dias por tornados, tempestades e inundações

O Estado de S.Paulo

26 de maio de 2015 | 18h37

AUSTIN, EUA - (Atualizada às 21h19) Dezoito pessoas morreram no Texas e em Oklahoma nos últimos dias devido a tornados, tempestades e inundações que atingiram os Estados. Equipes de resgate procuravam por 13 desaparecidos na região de Houston (Texas).

O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de inundação nesta terça-feira, 26, para essa cidade, a quarta mais populosa dos EUA. Ele informou ainda que uma sequência de tempestades de raios se movimentava ao longo da costa do Golfo do México, seguindo do Texas rumo à Flórida. 

Entre os desaparecidos, havia um grupo de famílias que estava de férias no local e foi surpreendido pelo aumento repentino do rio que liga San Antonio a Austin, capital do Texas. 

Cerca de 100 mil pessoas ficaram sem energia elétrica hoje em razão dos ventos fortes e da elevação das águas, que derrubaram árvores e postes de eletricidade.

Em Houston, algumas escolas foram fechadas e tribunais municipais suspenderam audiências em virtude das tempestades que alagaram a área, deixando milhares de pessoas ilhadas em lugares como a Arena Toyota Center, onde o Houston Rockets fazia uma partida de playoff da NBA. 

O governador do Texas, Greg Abbott, declarou muitos condados áreas de desastre. As tempestades destruíram pelo menos mil casas nesse Estado e milhares de pessoas foram transferidas para refúgios.

Em Oklahoma, a governadora Mary Fallin declarou estado de emergência em todos os condados em razão das grandes inundações. /  AP, REUTERS e EFE

Tudo o que sabemos sobre:
EUATexasOklahoma

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.