Termina reunião entre Coreia do Norte e ONU

Encontro abordou o naufrágio da embarcação sul-coreana Cheonan

Efe,

15 de julho de 2010 | 06h35

SEUL - Militares do Comando da ONU e da Coreia do Norte realizaram nesta quinta-feira, 15 uma reunião, na zona desmilitarizada de Panmunjom, para abordar o afundamento da embarcação sul-coreana Cheonan, como informou a agência de notícias local Yonhap.

Um porta-voz das Nações Unidas informa que o encontro durou cerca de uma hora e meia, mas por enquanto não foram divulgados detalhes sobre o que foi discutido.

A reunião, em nível de coronéis, tem como objetivo preparar uma reunião de generais das duas partes, com data ainda a ser definida.

Segundo a Yonhap, o Comando da ONU, liderado pelos Estados Unidos, explicará o resultado da investigação internacional sobre o Cheonan, afundado por um torpedo norte-coreano com 46 pessoas a bordo.

O Conselho de Segurança da ONU condenou na sexta-feira passada o ataque que afundou o navio, mas sem culpar diretamente a Coreia do Norte.

As duas Coreias estão em situação de guerra técnica, uma vez que o conflito bélico da década de 1950 acabou com um armistício e não com um tratado de paz.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.