Terremoto atinge Nova Zelândia e causa estrago menor

Tremor de magnitude 4,9 atingiu Christchurch, na Ilha Sul do país; ninguém ficou ferido, mas 20 prédios sofreram danos

Agência Estado,

26 de dezembro de 2010 | 10h26

                                                    Janelas quebradas em prédio na cidade de Christchurch, na Ilha Sul da Nova Zelândia

 

Um terremoto de magnitude 4,9 atingiu Christchurch, na Ilha Sul da Nova Zelândia, neste domingo, 26. Ninguém ficou ferido, mas pelo menos 20 prédios do centro da cidade sofreram danos por causa do tremor.

Cientistas afirmaram que esse foi o mais recente dos tremores secundários, após um terremoto de magnitude 7,1 atingir Christchurch em 4 de setembro. Esse terremoto causou vários danos e deixou feridos, mas não matou ninguém. O tremor de hoje ocorreu algumas horas após um terremoto de magnitude 7,3 em Vanuatu. Também não houve feridos por causa desse tremor.

Grandes áreas do centro de Christchurch foram isoladas após o tremor, pois houve a queda de vidros de prédios e o fornecimento de energia foi interrompido. Os cientistas preveem que os tremores secundários podem continuar na região por algum tempo.

A Nova Zelândia fica sobre uma área na qual duas placas tectônicas se chocam. O país registra mais de 14 mil tremores por ano, mas apenas cerca de 150 são sentidos por seus moradores e menos de 10 por ano causam algum estrago. As informações são da Associated Press.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.