Terremoto de 5,9 graus atinge mar de Vanuatu, no Pacífico Sul

Região ainda se recupera do maremoto que arrasou há duas semanas as ilhas Samoa e parte de Tonga

Efe,

12 de outubro de 2009 | 23h25

Um terremoto de 5,9 graus na escala Richter atingiu nesta segunda-feira, 12, o mar a noroeste de Vanuatu, no Pacífico sul, região que ainda se recupera do maremoto que arrasou há duas semanas as ilhas Samoa e parte de Tonga. O tremor, que não fez vítimas fatais nem causou danos materiais, foi registrado às 07h59 locais (17h59, no horário de Brasília), a 179 quilômetros ao noroeste da ilha de Espiritu Santo, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

 

Seu epicentro foi localizado a 14,09 graus de latitude sul e 166,39 graus de longitude leste, a 35 quilômetros de profundidade abaixo do nível do mar.

 

Na quinta-feira passada, um terremoto de 7,8 graus seguido de várias réplicas perto de Vanuatu levou à declaração de um alerta de tsunami em toda a região do Pacífico sul, com a previsão de ondas que chegariam às Filipinas e ao Japão. As sirenes que avisam sobre o maremoto soaram em Fiji, Nova Caledônia e Tuvalu. Pouco depois, os sismólogos cancelaram o aviso e tudo não passou de um susto.

 

Há duas semanas, um terremoto de 7,9 graus de magnitude gerou um tsunami que destruiu cidade no arquipélago de Samoa e na vizinha Tonga, onde deixou mais de 200 mortos, centenas de desaparecidos e milhares de desabrigados.

 

Vanuatu não está localizado no chamado Anel de Fogo do Pacífico, onde há intensa atividade sísmica, mas habitualmente é atingido por terremotos de magnitude superior a cinco graus na escala Richter.

Tudo o que sabemos sobre:
terremotoPacífico SulVanuatu

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.