Terremoto de 6,0 atinge Papua Nova Guiné

Um terremoto de magnitude 6,0 atingiu hoje Papua Nova Guiné, informou o Centro de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). Sismólogos australianos confirmaram o fato, mas nenhum alerta de tsunami foi emitido. Não há informações sobre danos ou feridos pelo tremor.

AE, Agência Estado

23 de novembro de 2010 | 09h46

O USGS afirmou que o terremoto na região de New Britain ocorreu por volta das 19h (hora local), a uma profundidade de 73 quilômetros, 430 quilômetros a nor-nordeste da capital de Papua Nova Guiné, Port Moresby. O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, sediado no Havaí, não emitiu alerta de tsunami. Segundo sismólogos australianos, o tremor não deve deixar muitos feridos nem causar grandes danos, na área pouco povoada.

Papua Nova Guiné é um país pobre, apesar de suas riquezas minerais. O país fica no chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área onde há forte atividade sismológica, por causa da fricção entre placas tectônicas. Porém, mesmo os grandes terremotos geralmente causam poucos estragos ali, porque essa nação montanhosa tem várias áreas remotas e esparsamente povoadas. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
Papua Nova Guinéterremototsunami

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.