Terremoto de 7,4 graus sacode norte de Sumatra

Um alerta de tsunami chegou a causar pânico entre os moradores da região

Efe

09 Maio 2010 | 05h50

Um terremoto de uma magnitude preliminar de 7,4 graus na escala aberta de Richter sacudiu neste domingo, 9, a região norte da ilha indonésia de Sumatra. Inicialmente, foi dado um alerta de tsunami, que já foi suspenso.

 

O Serviço Geológico dos Estados Unidos, que vigia a atividade sísmica mundial, informou que o epicentro do terremoto foi detectado a 61 quilômetros de profundidade e a 214 quilômetros ao sudeste da cidade de Banda Ache, capital da província de Aceh, e a 286 a oeste da localidade litorânea de Medan.

 

Segundo a medição do Instituto de Meteorologia e Geofísica da Indonésia o terremoto foi de uma magnitude de 7,2 graus na escala Richter.

 

A Indonésia se assenta sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica que é sacudida por cerca de 7.000 tremores ao ano, a maioria de pouca magnitude.

 

Em 26 de dezembro de 2004, um terremoto de 9,1 graus criou um tsunami que varreu áreas litorâneas de uma dúzia de nações banhadas pelo Oceano Índico e causou a morte de 226 mil pessoas.

Mais conteúdo sobre:
terremoto Sumatra tsunami

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.